Ciências Politica
DEAD/ UAB/UNEMAT- CÁCERES
Disciplina: Ciência Política
Professora: Vivian Dan
Semestre: 2º
Polo:
Tutor(a):
Período Letivo: 2014/2
REPERCURSO
Aluno(a): Virgínia Dourado da Silva
1. Identifique como o poder político é exercido pelo Estado.
R: O poder político é exercido pelo Estado, a partir do momento em que o Indivíduo troca sua liberdade individual pela segurança, pois, somente o Estado tem a prerrogativa de pode usar sua força de forma imperativa, não existindo outra forma de poder que concorra com este, para se fazer respeitar, o Estado detém o monopólio exclusivo do uso legítimo da força física sobre os indivíduos que integram uma Sociedade.
2. Diferencie Poderes de Estado de funções do Estado.
R: Compõe-se o Estado de Poderes, segmentos estruturais em que se divide o poder geral e abstrato decorrente de sua soberania.
3. Identifique em cada corrente de pensamento – liberal e marxista – os seus princípios básicos.
R: LIBERAL: fundou no jusnaturalismo e defende a propriedade privada e os direitos individuais.
MARXISTA: faz a crítica da sociedade capitalista propondo o socialismo como alternativa de organização da sociedade.
4. Ressalte as diferenças entre o pensamento liberal e o marxista.
R: O pensamento liberal funda-se em uma corrente filosófica que foi predominante na Europa durante os séculos XVII e XVIII: o jusnaturalismo*. Contrariamente a toda tradição filosófica, anterior e posterior, o jusnaturalismo busca no indivíduo e não no grupo a origem do Direito e da ordem política legítima.
O pensamento marxista parte de um universo filosófico e conceitual inteiramente distinto do utilizado pelo pensamento liberal. Contrariamente ao liberalismo, que parte do indivíduo para explicar as relações de poder na sociedade e a função do Estado, o marxismo toma por ponto de partida o