Ciências naturais
Manoella da Silva Pereira
Liliane Masseli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia – PED 0310 – Prática do Módulo I
26/03/13
RESUMO
A educação em Ciências está sempre vinculada ao desenvolvimento científico e tecnológico de uma sociedade. Desde o século XVII, alguns países de longa tradição como Inglaterra, Itália, Alemanha e França estabeleceram políticas nacionais para a educação em geral e também para o ensino de ciências. No Brasil, não possuímos a mesma tradição científica, então podemos apenas abordar o ensino de Ciências a partir do século XX. Ao longo dessa trajetória, algumas mudanças podem ser explicadas por circunstâncias históricas, como veremos a diante. O ensino de Ciências só chega à Educação Fundamental, através de exigências do processo de industrialização; ou seja, o aumento da utilização de tecnologias nos meios de produção impõe uma formação básica em Ciências.
O objetivo na verdade, é ensinar o processo básico das Ciências, da onde parte o princípio de que se o aluno domina o processo de “fazer Ciências”, desenvolve capacidades e atitudes científicas.
Palavras-chave: Tradição, trajetória, científica.
1 INTRODUÇÃO
No Brasil há necessidade de formar um cidadão autônomo capacitado para tomar decisões e ativamente participar de uma sociedade um tanto quanto democrática. Porém o país também precisa preparar profissionais que tenham base sólida de conhecimento, junto com a criatividade, com o objetivo de achar soluções para os problemas do nosso país.
O ensino de Ciências foi introduzido no Brasil no currículo de ensino básico como condição da formação geral do cidadão e também para poder atender às necessidades do desenvolvimento tecnológico nacional.
A sociedade urbana industrial exigiu um grau maior de conhecimento científico e tecnológico como um instrumento para ampliar a atuação e