Ciências Materiais
Propriedades químicas
A maioria das cerâmicas industriais são constituídas de metais e semi-metais, e os componentes primários mais comuns são os óxidos, como os nitretos, carbonetos, boretos e compostos contendo mais de um metal. Outro material que pode ser considerado como cerâmica são os elementos silício e carbono em forma de diamante e grafite. Em geral, as cerâmicas são mais resistentes à oxidação e à corrosão do que o plástico e os metais.
As propriedades mecânicas
A maioria das cerâmicas industriais é forte, isto é, elas possuem maior força e rigidez em situações de pressão ou flexão. A maior resistência do material cerâmico policristalino é à base de dióxido de zircônio.
Propriedades físicas
As cerâmicas industriais são compostos de metais não leves (oxigênio, carbono ou nitrogênio) ou metais semi-metais. Em geral, as cerâmicas são suprimentos industriais que apresentam baixa densidade em comparação com os metais. Muitas cerâmicas são também muito rígidas e resistem ao desgaste e à abrasão. O material mais duro conhecido é o diamante, seguido do nitreto de boro na forma de cristais cúbicos.
Propriedades térmicas
A cerâmica industrial apresenta um ponto de fusão bastante alto. Ela mantém a resistência à deformação mesmo sob temperaturas mais elevadas.
Propriedades elétricas
O material cerâmico