Ciências da Natureza
é um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica.
Dissociação e ionização
Arrhenius realizou numerosas experiências relacionadas com a passagem de corrente elétrica através de soluções aquosas e baseando-se nessas experiências formulou a hipotese de que tais soluções deveriam conter partículas carregadas: íons.
Teoria da dissociação iônica
Determinadas substâncias, quando dissolvidas em água, são capazes de dar origem a íons positivos (cátions) e negativos (ânions)
Compostos iônicos conduzem eletricidade. Funções inorgânicas
Apresentam propriedades característica: o sabor azedo facilmente identificado em frutas cítricas, como limão, laranja e maçã; formar soluções aquosas condutoras de eletricidade; provocar efervescência, quando em contato com o calcário; produzir mudança de cor nos indicadores ácido-base.
Ácidos - proveniente do latim ácidos - azedo, picante.
Funções inorgânicas
Ácido - Classificação
Quanto ao número de hidrogênios ionizáveis
Monoácidos (ou monopróticos) – apresentam um hidrogênio ionizável.
Exemplos: HCl, HBr, HNO3 .
Diácidos (ou dipróticos) – apresentam dois hidrogênios ionizáveis.
Exemplos: H2S, H2SO4.
Triácidos – apresentam três hidrogênios ionizáveis.
Exemplos: H3PO4 , H3BO3.
Tetrácidos – apresentam quatro hidrogênios ionizáveis.
Exemplos: H4SiO4 , H4P2O7
Quanto à volatilidade (ponto de ebulição)
Ácidos voláteis - ácidos com baixo ponto de ebulição (PE). Ex.: todos os hidrácidos (HCl, HF, HI, HBr, HCN, H2S), HNO3, HCOOH e CH3COOH.