Arquitetura em Curitiba
Uma diversidade de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, enriquece a paisagem urbana de Curitiba e representam um enorme patrimônio cultural. A arquitetura que se encontra na cidade sofreu uma forte influência da cultura trazida pelos imigrantes, oriundos de vários países, principalmente europeus.
Prédios em arquitetura eclética, neoclássica, colonial, bizantina, oriental e estilos inspirados nas terras natais dos imigrantes confirmam a diversidade e riqueza cultural de Curitiba.
O Centro Histórico concentra várias construções dos séculos 18 e 19, em estilo colonial português. Arquitetura contemporânea é encontrada principalmente no Centro Cívico e nos bairros residenciais.
Patrimônios Históricos
Curitiba é uma cidade com mais de 350 anos de história. Desde que o capitão Ébano Pereira estabeleceu-se na região com um grupo de garimpeiros, em 1649, Curitiba cresceu muito e passou por vários ciclos econômicos. Seus habitantes construíram um amplo patrimônio histórico e cultural ao longo desses três séculos e meio. É uma cidade antiga para os padrões brasileiros.
Acredita-se que as primeiras construções na região de Curitiba iniciaram-se na atual Praça Tiradentes e no bairro de São Francisco. Nessa área se concentra edificações importantes do século 18, como a Igreja da Ordem e a Casa Romário Martins, além de várias construções do século 19 e início do 20.
A História do Planejamento Urbano em Curitiba
O primeiro plano urbanístico de Curitiba foi instituído em 1783, quando a Câmara de Vereadores da época determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização das novas construções.
Em 1886 construiu-se o Passeio Público, o primeiro parque de Curitiba, reunindo conceitos de preservação ambiental, saneamento e lazer.
Em 1895 surgiu o primeiro Código de Posturas de Curitiba, que regulamentava aspectos de conduta e higiene. A partir de 1903 institui-se a hierarquização de usos do solo.
Na década de 1910 as ruas do centro