Ciências contábeis
2º Período – Estatística Aplicada.
Aluno: Luiz Fernando C Lemes
1. O que é amostra? Qual sua relação com a população?
Amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População. É um conjunto constituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados. A dimensão da amostra é significativamente inferior à dimensão da população, de forma a justificar a constituição da amostra.
2. O que significa teoria da amostragem?
A teoria da amostragem é o estudo das relações existentes entre uma população e as amostras dela extraídas.
Ela é útil para a avaliação de grandezas desconhecidas da população (como sua média, sua variância, etc); denominadas comumente de parâmetros populacionais, através do conhecimento das grandezas correspondentes das amostras. Essa teoria ajuda, também, a determinar se diferenças observadas entre duas amostras são realmente devidas uma variação casual ou se são verdadeiramente significativas.
3. Qual a diferença entre amostras com e sem reposição?
Amostra com reposição ocorre quando o item que foi selecionado volta a fazer parte da população. Como exemplo, temos o lance de um dado: o número sorteado pode voltar a ser sorteado.
E a amostra sem reposição ocorre quando o item selecionado não volta mais a fazer parte da população. Como exemplo, temos o sorteio das dezenas em um bingo, os números sorteados naquela rodada não serão sorteados novamente.
4. Quantos planos de amostragem probabilística existem? E quais são?
São seis planos:
- amostragem aleatória simples.
- amostragem aleatória sistemática.
- amostragem aleatória estratificada: - proporcional. - não proporcional.
- amostragem aleatória por clusters.
- amostragem multi-etapas.
- amostragem multifásica.
5. Qual a diferença entre amostragem probabilística e amostragem