ciências contabeis
Um dos Princípios Contábeis, que veremos com detalhe no Capítulo 10 deste livro, é o Princípio da Entidade.
Com base nesse Princípio, a Contabilidade deve tratar a pessoa jurídica da empresa como distinta das pessoas físicas e/ou jurídicas de seus proprietários. A Contabilidade, nos exemplos a seguir, é feita para medir o desempenho da entidade; portanto, todo o estudo que faremos neste livro será voltado para os interesses da entidade como distinta de seus proprietários, muito embora o que for útil para a em-presa usualmente seja útil para os proprietários.
O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar (atestar) a situação patrimonial e financeira de uma entidade em determinado momento. Nessa demonstração, estão claramente evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido da entidade.
A título ilustrativo, transcrevemos a seguir um balanço patrimonial, reduzido a uma expressão bem simplificada.1
1. Obviamente, os valores deste e de muitos outros exemplos do livro são simbólicos. Considere-os todos multiplicados por 1.000, 10.000 ou 1.000.000 de vezes, se quiser.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA 30
2.1 Ativo
O Ativo compreende os bens e os direitos da entidade expressos em moeda;
Caixa, Bancos (ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas), Imóveis,
Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Títulos a Receber, Clientes (estes últimos sendo quantias que terceiros devem à entidade em virtude de transações de crédito, como empréstimos de dinheiro ou vendas a prazo) são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui.
Todos os elementos componentes do Ativo acham-se discriminados no lado esquerdo do Balanço Patrimonial.
2.2 Passivo
O Passivo compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Títulos a Pagar, Contas a Pagar,