ciência
A metodologia desenvolvida privilegia métodos e atividades pedagógicas fundamentados em teorias sociológicas e psicopedagógicas do trabalho com grupos e da construção do conhecimento.
O Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores Sindicais é um curso de 300 horas, divididas em três módulos, em regime de imersão. Realizado pela primeira vez em meados dos anos 1990, em convênio do DIEESE com o governo federal, o PCDA agora é parte da grade estrutural de cursos de extensão oferecidos pela Escola DIEESE.
Desde o início dos anos 1990, mais de 2 mil pessoas participaram do PCDA.
Banner do lado na home
REDE DE ESTUDIOSOS DO TRABALHO
Com a Rede, a proposta da Escola é agregar pesquisadores interessados neste tema. Atualmente já existem parcerias definidas com diversas instituições, mas a Escola busca ainda ampliar cada vez mais o número de organizações envolvidas no projeto.
A Revista Ciências do Trabalho é a primeira publicação da Escola DIEESE. De caráter híbrido, traz as demandas da comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, outros textos que repercutem tanto nas pesquisas realizadas no DIEESE como no direcionamento dos debates da Escola.O trabalho com Ciências Humanas e Naturais na EJA
Todas as disciplinas merecem atenção do professor e são fundamentais para formalizar o conhecimento dos alunos. Confira algumas sugestões para trabalhar conteúdos de Ciências, História e Geografia com as turmas de jovens e adultos
Camila Camilo (camila.camilo@fvc.org.br)
Compartilhe Envie por email Imprima
Alunos da EJA. Imagem: Tatiana Reis
Embora muitos procurem a Educação de Jovens e Adultos para aprender a ler, a alfabetização não é o único objetivo deste nível de ensino. A motivação para voltar a estudar pode estar relacionada ao desejo de conseguir um emprego e à vontade de escrever melhor, aprender e tornar-se mais independente.
Quem dá aulas para os adultos deve preocupar-se com todo o currículo. Afinal, aprender a ler é