ciência
1. CELULA: menor unidade estrutural e funcional com capacidade de sobreviver dependendo das condições do meio. Possuem DNA ou RNA (material genético) e isto dá a elas a capacidade de promover sua função.
TECIDO: Conjunto de células que agem para execução de determinada função predeterminada geneticamente.
ÓRGÃOS: Formados por todos os tipos de tecido (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso) que, em sintonia, têm uma função determinada no nosso organismo.
2. O nosso organismo é composto por vários tiposde células, das mais variadas espécies, que juntas formam os nossos órgãos, que por sua vez constituem o nosso sistema como um todo. Existem as células eucariontes e as procariontes, as eucariontes são as que possuem carioteca (membrana plasmática) que são as plantas, animais e os fungos, já as procariontes são as que não possuem, são as algas azuis e as bactérias.
Dentro dessa classificação há os tipos de células, vejam alguns presentes no nosso organismo: Olhos: bastonetes, cones; Osso: osteoclasto, osteoblasto; Músculo: células de sarcomero, fibroblastos; Cérebro: micróglia, célula dendrítica, neurônio e célula de Schawn; Sangue: eritrócito, monócito, linfócito T, linfócito B, macrófago, basófilo, trombócito. Veja abaixo mais informações sobre quais são os tipos de células
3. O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.
O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sangüíneos.
O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo.
Nos animais vertebrados há quatro grandes grupos detecidos: o muscular, o nervoso, oconjuntivo (abrangendo também os tecidos ósseo,