Dadaismo
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suiça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
- Tristan Tzara
Nascido em 1896 em Moinesti na Roménia, Sami Rosenstock, mais conhecido como Tristan Tzara (pseudónimo)
O seu pseudónimo tem como significado “Trist în Tara” ou “triste no país”, um nome escolhiso para protestar o tratamento dos judeus na Roménia.
Fundou a Revista poética SIMBOLUL, em 1912, influenciada pelo simbolismo romeno.
Os interesses de Tzara mudariam de sentido entre 1914 e 1916, enquanto a Roménia se mantinha fora da guerra. (nova publicação importante na renovação das letras romenas)
Em Zurique ele e seus dois irmãos passariam a frequentar o café Voltaire, local onde tzara recitou seus primeiros poemas romenos e onde apresentou pequenos quadros teatrais.
Tzara viaja para Paris, onde inicia uma nova etapa de provocações dadaístas ao lado dos novos adeptos franceses do grupo.
Com o esgotamento do dadaísmo em 1921 iniciou-se uma série de conflitos com os futuro fundadores do surrealismo, onde acaba por romper relações, recusando-se a abandonar o dadaísmo.
Após muitos conflitos, em 1924, Tzara acaba ele mesmo por aderir também ao surrealismo, e torna-se também uma das principais personalidades artísticas.
-