Ciência e tecnologia
10/0009654
TRABALHO 2ª UNIDADE
Nos capítulos 3 e 6 do livro de Pinch e Collins que trata da tecnologia temos dois estudos de caso que mostram controvérsia entre experts x experts e experts x leigos, o que colabora para a ideia de ciência Golem e a desmistificação do conhecimento técnico-científico. Para além desse debate sobre ciência, os autores visam problematizar os diferentes tipos de conhecimento, aproximando assim, a população leiga e a organização política do campo científico.
No primeiro estudo onde estão envolvidas tecnologias de transporte e também combustíveis em dois exemplos distintos, um deles o de um trem de carga que seria forte o suficiente para não deixar vazar o lixo nuclear que transportava, o segundo exemplo diz respeito há um teste de colisão de avião abastecido de querosene em gel.
Dois conceitos interessantes que foram apresentados são as noções de experimento e demonstração. Ambos os acontecimentos haviam sidos testados em laboratório, ou seja, houveram experimentos que chegaram às conclusões necessárias para a evidenciação da possível viabilidade de uso dessas novas tecnologias, ou ao menos à demonstração da eficácia que esses novos produtos trariam consigo.
Enquanto os cientistas laboratoriais se fecham e não tornam acessíveis os experimentos a prática da ciência se torna um mistério aos olhos dos leigos, é o resultado final que nós vemos e consumimos, vemos dados novos publicados nas revistas, novos aparelhos eletrônicos e afins que aparentemente nos ajudam, mas não temos noção do processo, muitas coisas são feitas com esse intuito de terem um mercado consumidor específico e é durante a demonstração do produto final que o cliente ou o leigo tomará partido da utilidade ou inutilidade de determinada tecnologia.
Aqui, nos exemplos da demonstração pública do trem e do avião fica nítida a ideia de uma manipulação sensorial dos leigos e a controvérsia fica por conta das divergências entre os