Ciência e tecnologia
Ciência e Tecnologia – Fundação Getúlio Vargas
O curso de Ciência e Tecnologia oferecido pela Fundação Getúlio Vargas tem como principio gerar o conhecimento critico e analítico ao aluno, através da demonstração de praticas já conhecidas na historia cientifica do homem vivenciada por diversos inventores, Físicos, químicos, matemáticos, astrônomos, entre outros.
O curso oferece ao aluno uma ampla margem de conhecimento demonstrando o que significa o conhecimento empírico, filosófico, cientifico e teológico, através de nosso contesto sociocultural, mostra os avanços da ciência através da historia como, por exemplo, o quanto as navegações marítimas contribuíram para formar a sociedade que conhecemos hoje quebrando vários dogmas que existiam na época. Mostra também como a igreja católica barrava o conhecimento e cassava a todos que questionavam seus dogmas, a inquisição que cassou vários cientistas que buscavam o conhecimento com a desculpa de que ninguém na terra podia ir contra as leis de “Deus” que no caso era a palavra da igreja, com isso os estudos ficaram um bom tempo oprimidos pela força da inquisição, como Galileu Galilei que morreu cego em casa sobre constante vigia da inquisição.
“Ciência e Tecnologia” traz ate-nos uma renomada linha do tempo onde mostra o apogeu do progresso cientifico e a produção do conhecimento mais densa, a descoberta dos mistérios do homem e do universo com o enfraquecimento do poder de opressão da igreja católica, mostra também a disseminação da imprensa pela Europa que ocorreu em meados do século XV.
A partir do século XIX as atividades cientificas ganham uma posição central na cultura e na visão de mundo do homem ocidental, posição esta que foi galgada com o surgimento da ciência experimental e pela comprovação da incoerência da subordinação do conhecimento aos dogmas e à razão especulativa da igreja. Séculos depois teve inicio o confronto entre ciência biológica e a