Ciência e Tecnologia de Materiais
Estrutura Atômica é toda estrutura que contém átomos podendo ser tanto cristalina como amorfo.
Cristalina: É uma estrutura organizada molecular mente por exemplo a água sólida ou um cristal de areia.
Amorfo: É desorganizada. 4. Qual a diferença entre estrutura cristalina e sistema cristalino?
SISTEMAS CRISTALINOS:
A existência da estrutura cristalina resulta dos sólidos cristalinos serem construídos a partir da repetição no espaço de uma estrutura elementar paralelepipédica denominada célula unitária (ver figura à direita).
A forma e tamanho da célula unitária de cada cristal depende das dimensões, valência química e estado de ionização dos átomos ou moléculas que o compõem e das condições em que o cristal se formou.
A mesma substância, sob condições de pressão e temperatura distintas, pode formar cristais com células unitárias totalmente diversas.
Um exemplo clássico é o Carbono, o qual pode, dependendo das condições, cristalizar sob centenas de formas, indo desde o diamante à grafite, passando pelos fulerenos e pelas inúmeras variantes da fibra de carbono.
Também as substâncias orgânicas, dos açúcares às proteínas e ao DNA, cristalizam em formas extremamente complexas em resultado do seu elevado peso molecular e complexidade estrutural.
ESTRUTURA CRISTALINA:
Estrutura cristalina de um sólido é a designação dada ao conjunto de propriedades que resultam da forma como estão espacialmente ordenados os átomos ou moléculas que o constituem.
Note-se que apenas os sólidos cristalinos exibem esta característica, já que ela é o resultado macroscópico da existência subjacente de uma estrutura ordenada ao nível atómico, replicada no espaço ao longo de distâncias significativas face à dimensão atómica ou molecular, o que é exclusivo dos cristais.