Ciência e pesquisa
a) Economia baiana pode crescer 2,2% em 2009. (SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, 2008).
Mesmo diante do cenário de crise, a economia baiana poderá crescer em 2009. Segundo projeção da Coordenação de Acompanhamento Conjuntural (CAC) da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), o Produto Interno Bruto baiano poderá crescer 2,2% este ano. A projeção da SEI é realizada com base em modelagem econometria e serve para balizar as projeções de receita e despesa do Estado na elaboração do Orçamento.
A previsão de expansão é menor do que as registradas em 2006 (2,7%), 2007 (4,5%) e 2008 (4,8%), mas indica que o Estado deverá crescer acima da média nacional e não seguirá a tendência de recessão econômica que afetará grande parte das economias mundiais. Projeções do Ministério da Fazenda e do Banco Central estimam que o PIB nacional deverá ficar em torno de 2,0% e 1,2%, respectivamente. (SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, 2008).
Resposta justificada: (0,5 décimos)
Utilizou-se nesta pesquisa o método estatístico. Esta evidência é dada a partir dos resultados representados por meio de percentuais. Neste caso foi possível projetar através da “Econometria” (método estatístico utilizado pela ciência econômica) a despesa e receita do estado, a fim de elaborar seu Orçamento.
Mesmo tendo uma projeção de crescimento menor que os anos anteriores, terá um crescimento maior que a média nacional.
b) Pesquisa Científica da Área de Marketing. (SAMPAIO; PERIN, 2006)
Este estudo apresenta um levantamento das características metodológicas básicas da produção