Ciência Política e Teoria do Estado
RELATÓRIO - FILME1984
Em uma sociedade fictícia cheia de regras o filme 1984 tem seu plano de fundo. Trata de uma sociedade de distopia, uma sociedade com uma vivencia fictícia negativa, ligada a um sistema político sob o controle de uma única pessoa, não conhecendo os limites de sua autoridade, com intuito de regular toda a vida e modo de vivencia social.
As pessoas não tinham a liberdade de agir como quisessem, não tinham a oportunidade de pensar da maneira independente. Todos os passos eram controlados e vigiados pelo Governo. Não existindo o conceito de liberdade de expressão, elas eram condicionadas o tempo todo a agir e pensar da forma que o regime estabelecesse, não discordando de nada, não questionando nada, não existindo ali um conceito de insatisfação.
No filme, existe uma polícia do pensamento, que é uma entidade, que vai controlar o que as pessoas andam falando, pensando e fazendo. Se essa entidade, por sua vez, suspeitasse de alguma pessoa, que com seu modo de agir venha ameaçar esse sistema, essa pessoa seria eliminada.
O filme também retrata a existência de um departamento para controlar as informações que sai nos meios de comunicação. Qual quer informação que de uma forma ou de outra, viesse a desagradar à entidade ou ter qual quer menção de forma negativa aos princípios e regras estabelecidos no sistema governamental, essa pessoa responsável por essa notícia seria eliminada, e as noticias seriam apagadas com todos os sues vestígios.
Também é retratado que, a entidade controlava tudo e todos, fazendo com que todo mundo soubesse que ela existia e fazendo que todos temessem. Ninguém sabia muito bem o que era ou quem era, mais todos respeitavam e temiam essa entidade.
Existiam telas e câmeras, que constante mente exibia imagens com informações distorcidas, impondo aos indivíduos uma forma de agir, com finalidade de vigiar e controlar. Sua principal finalidade era saber o que estava acontecendo e o que as