ciência politica
Curso de Direito
Disciplina: Ciência Política
Professor: Msc. Marcus Vinicius Taques Arruda
MISSÃO: Melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, gerando valor de forma sustentável.
Unidade 1: Estudo das Instituições Políticas
a)
O Fenômeno Político: Poder e Legitimidade
- Poder:
O Poder designa a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos.
Existem os Poderes: Econômicos, Ideológicos e Políticos. Tais poderes se exercem através dos meios da força, coação, manipulação, influência e autoridade.
Poder Econômico (ricos e pobres): vale-se da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a manter certo comportamento, consistente, sobretudo na realização de certo tipo de trabalho. Todo aquele que possui abundância de bens é capaz de determinar o comportamento de quem se encontra em condições de penúria, mediante a promessa e concessão de vantagens.
O poder ideológico (sábios e ignorantes): é a influência que as ideias formuladas de certo modo, expressas em certas circunstâncias, por uma pessoa investida de certa autoridade e difundidas mediante certos processos, exercem sobre a conduta dos consorciados.
O poder político (fortes e fracos): baseia-se na posse dos instrumentos mediante os quais se exerce a força física. O poder político é, em toda a sociedade de desiguais, o poder supremo. O uso da força é uma condição necessária, mas não suficiente para a existência do poder político. O que caracteriza o poder político é a monopolização da posse e uso dos meios com que se pode exercer a coação física.
Para que exista Poder é necessário que o comportamento do primeiro determine o comportamento do segundo sendo o comportamento do primeiro a causa determinante, pragmaticamente decisiva do comportamento do segundo. Condição