Ciência dos materiais
MATERIAL COMPLEMENTAR DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS I
Profa.: Adriana Amaro Diacenco.
Este material apresenta uma revisão de alguns tópicos vistos em sala de aula, mas ao estudar para avaliação, estudem pelas notas de aula em seus respectivos cadernos, as apresentações em power point e por este complemento de estudo.
1. Introdução
A Ciência dos Materiais envolve a investigação e o desenvolvimento das relações que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais, visando obter benefícios de suas propriedades e um melhor aproveitamento quando utilizados.
Este capítulo introduz certo número de propriedades dos materiais e de consideração necessário e também parte do princípio de que as propriedades dos materiais estão diretamente ligadas à sua estrutura interna.
Cada engenheiro ou cientista aplicado está vitalmente relacionado com os materiais disponíveis para uso. Quer o produto seja uma ponte, um helicóptero, um automóvel, o engenheiro precisa ter o conhecimento das características e das propriedades dos materiais que ele se propõe a usar. E como fazer a seleção de um melhor material a ser utilizado em determinada aplicação?
Para isto, o engenheiro precisa considerar propriedades tais como: resistência mecânica, ductilidade, dureza, tenacidade, condutividade elétrica e térmica, densidade, dentre outras. Além disto, deve também entender o comportamento do material de modo geral, ou seja, entender as etapas de processamento do material e seu comportamento em serviço e qual sua influência, dependendo do tipo de material e de seu processamento e onde este material será aplicado, nas propriedades deste material e de sua estrutura interna.
As etapas de processamento mudam a forma da matéria, usinando ou forjando, por exemplo. Materiais extremamente endurecidos destroem imediatamente o gume de uma ferramenta cortante, enquanto que materiais macios como chumbo podem “empenar” lâminas de serra.
Logo, concluímos que o entendimento da