Ciência contábil na sustentabilidade
Nos últimos tempos, nunca se viu falar tanto em sustentabilidade, as organizações empresariais e conseqüentemente a contabilidade, a sustentabilidade é ver o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. O mundo tem um papel fundamental na garantia de preservação do meio ambiente e na definição da qualidade de vida das comunidades de seus funcionários.
A proteção ao meio ambiente vem se tornando uma preocupação de muitas empresas, de formadores de opinião e de parcela significativa da população, em várias partes do mundo. Isso decorre do elevado nível de degradação do Patrimônio Ambiental da humanidade e leva as organizações a se adaptarem para que haja uma convivência equilibrada com o meio ambiente.
O objetivo deste trabalho é investigar, analisar e identificar o tipo de evento relacionado com o fato gerador do gasto ambiental para melhorar a informação sobre as atividades que visam à sustentabilidade ecológica dos negócios. Com o passar dos anos, os recursos naturais, foram consumidos de maneira indiscriminada. Alguns, limitados e outros sem possibilidades. A gestão ambiental das empresas, dessa forma, vem sendo tratada de forma cada vez mais efetiva por parte das empresas, que buscam com esse tratamento, muitas vezes, formas de melhor visualização de seu posicionamento perante o mercado, por intermédio de ações de natureza social e ambiental.
Entende-se que a partir do momento em que a contabilidade reconhece os passivos ambientais, a empresa sofre privações de benefícios que teria, não fosse pela legislação e regulamentações