Ciência, conhecimento e ideologia
A ciência e suas formas de conhecimentos são estudadas por todos nós, mas existem várias formas e esquemas de se adquirir suas formas e fontes de conhecimentos: Sublinhar, Esquematizar, Resumir, Refletir e o mais importante ‘uma boa leitura do tema exposto’. A leitura desperta em nós um senso crítico e uma forma de ver vários pontos de vista a respeito do tema que foi proposto, a leitura é primordial no estudo de qualquer área.
1. QUESTIONÁRIO PARA EXPLORAÇÃO DE TEXTO
1.1 QUESTÃO 1 - QUAL A IMPORTÂNCIA DA LEITURA? QUAL É O SEU SIGNIFICADO?
A leitura é um fator decisivo de estudo, pois propícia a ampliação de conhecimento, a obtenção de informações básicas ou específicas, a abertura de novos horizontes para a mente, a sistematização do pensamento, o enriquecimento de vocabulário e o melhor entendimento do conteúdo das obras. Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, distinguir os elementos mais importantes dos secundários e, optando pelos mais representativos e sugestivos, utiliza-los como fonte de novas ideias e do saber, através dos processos de busca, assimilação, retenção, crítica, comparação e integração do saber.
1.2 QUESTÃO 2 - QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES DE CADA UM DOS ELEMENTOS AUXILIARES NO PROCESSO DE BUSCA DAS FONTES PARA A LEITURA E PESQUISA?
O título apresenta-se acompanhado ou não do subtítulo, estabelece o assunto e, às vezes, até a intenção do autor.
A data da publicação fornece os elementos para certificar-se de sua atualização e aceitação (número de edições), exceção feita para textos clássicos, onde não é a atualidade que importa.
A contra capa permite verificar as credenciais ou qualificações do autor, é onde se encontra, geralmente, uma apreciação da obra, assim como indicações do “público” a que se destina.
O sumário apresenta tanto os tópicos abordados na obra quanto as divisões a que o assunto está sujeito.
A introdução propicia indícios sobre os objetivos do autor e, geralmente, da metodologia por ele