Ciência com conciencia
É evidente que o conhecimento cientifico determinou progresso enriquecedor e conquistas fabulosas para o universo da vida do homem. Essa ciência ao mesmo tempo produz a ameaça da vida da humanidade, considerando a existência do lado mau da ciência. Para o autor não existe ciência boa ou ciência má e sim apenas ciência, basta compreender a complexidade que se encontra na origem.
Estamos vivendo uma era histórica de desenvolvimento científicos, técnicos e sociológicos onde este mesmo desenvolvimento se confunde com a ciência primitiva de experimentação, mas com características experimentais de manipulação da ciência sobre as coisas físicas e os seres vivos, tal que o método experimental é um método de manipulação, que necessita cada vez mais de técnicas, que permite cada vez mais manipulações. Os interesses econômicos, capitalistas, o interesse do Estado interfere ativamente neste circuito onde utilizam dos poderes de investigação produzida pela ciência transformando a sociedade e retroativamente a ciência tecnologicamente.
A ciência não controla sua própria estrutura de pensamento, pois não dispõe de nenhum método para se conhecer e se pensar e para tal conhecimento impõe a necessidade do autoconhecimento do conhecimento cientifico, que deve fazer parte da política da ciência, como da disciplina mental do cientista.
O que faz com que uma ciência seja verdadeira é a veracidade dos dados verificados sem se importa com suas teorias, pois entendem que uma teoria só é cientifica se comprovar sua verdade ou demonstrar sua falsidade.
O progresso das certezas cientifica produzem, portanto, o progresso da incerteza cientifica que, entretanto nos liberta da ilusão ingênua e da ignorância e nos trazem um esclarecimento aos problemas fundamentais.
A ciência não é somente a acumulação de verdades verdadeiras é um campo sempre aberto onde se combatem não só as teorias, mas também os princípios dos