Civilizações Antigas
Atraídos por uma planície rica a beira de grandes rios vários povos se encontraram, misturaram, guerrearam e dominaram uns aos outros, foram formadas as civilizações antigas.
Divididas em castas onde a maioria privilegiada dominava a maioria que eram compostas de artesãos, camponeses e escravos.
Adoravam varias divindades e acreditavam que faziam o bem e o mal, e se diferenciava dos homens por serem imortais.
Desenvolveram a agricultura, a ciência, a escrita e grandes projetos arquitetônicos, que são até hoje admirados por todos nós.
DESENVOLVIMENTO
MESOPOTÂNIA
A Mesopotâmia é uma região histórica do Oriente Médio (Ásia), incluída no Iraque e banhada pelos rios: Tigre e Eufrates. A palavra mesopotâmia, em grego, significa região entre rios. Estendendo-se desde o Deserto da Síria, a N.O, até as margens do Golfo Pérsico, a S.E., compreende duas áreas distintas:
O Planalto ou Alta Mesopotâmia, de constituição geológica complexa, onde predominam formas muito eruditas;
A Planície ou Baixa Mesopotâmia, de origem rudimentar recente, cheia de lagoas, pântanos e canais naturais.
Uma elevação de 75 metros de altura, situada nas proximidades da cidade de Bagdá, marca o limite entre ambas.
É exatamente nesse ponto que se aproximam bastante os cursos dos dois famosos rios: o Tigre, que desce das montanhas do Curdistão, e o Eufrates, que procede do Planalto da Anatólia, entrelaçando suas águas através de pântanos, lagos e canais. Afastam-se a seguir, para reencontrarem-se pouco antes da foz, fundindo-se num só: o Chat-el-Arab (Rio dos Árabes), que se lança no Golfo Pérsico.
Em junho e julho, as águas desses rios avolumam-se, devido à fusão das galerias existentes nas cabeceiras e pelas fortes chuvas que caem nos cursos superiores e transbordam por sobre a planície, fertilizando-se nas cabeceiras.
Essa rica planície atraiu uma série de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerra e dominaram uns aos outros, formando o que