civilização grega
Sem Grécia e Roma nós não seríamos o que somos”. Michael Grant
Crença nos mitos (os deuses interferem nas ações e nas leis humanas = politeístas antropomórfica).
Os homens gregos acreditavam que as divindades interferiam nos acontecimentos diários de suas vidas e de tudo que acontecia.
Civilização clássica – aparecimento da pólis (cidade-estado) o milagre grego;
Passagem do mundo rural, da aristocracia (donos da terra), para o mundo urbano;
Surgimento da escrita, da moeda, das leis escritas, que culminam no aparecimento da filosofia (racionalidade), desligada do mito (tutela divina); Atenas é a principal cidade-estado da Grécia: aparecem os conceitos de cidadania e democracia (embora podendo participar apenas os homens livres), com apogeu no séc. V desde a época de Péricles até Alexandre, o Grande;
A Grécia e a Política
Pólis do Grego = cidade, cidadão, cidadania;
TA POLÍTIKA = negócios públicos dirigidos pelo cidadão; costume, leis erário público; organização da defesa e da guerra; administração dos serviços públicos (ruas, estradas, portos, construção de templos e fortificações, obras de irrigação).
POLIS (grego) - CIVITAS (latim) = ESTADO (moderno)
TA POLÍTIKA(grego)=RESPUBLICA(latim)
OS GREGOS ANTIGOS: COMO SER UM CIDADÃO
Foram os precursores da história, da filosofia (da metafísica até a economia) e da política e etc: o que os antecede não é política (em oposição a teocracia e o despotismo oriental). A política é entendida como “vida boa” (como racional feliz e justo próprio dos homens livres).A política para os gregos era uma maneira de pensar, sentir e relacionar-se com os outros;Os gregos obedeciam às leis da sua polis.
A própria identidade dos gregos estava ligada a polis. Sendo que o pior castigo para o cidadão grego era o ostracismo (banimento);
As leis e políticas das cidades provinha das discussões entre os cidadãos (os iguais) na agora (praça pública = arena para debates políticos).
Os cidadãos