Civil - 1889
1835
O Pará foi agitado pela Cabanagem.
Maranhão foi assolado pela Balaiada.
Revolução Farroupilha, do Rio Grande do Sul.
1842
Revolução Liberal, ocorrida em São Paulo e Minas Gerais.
1848
Praieira, de Pernambuco.
Novembro de 1864
Iniciada em novembro de 1864, a Guerra do Paraguai foi travada por mais de cinco anos, até março de 1870. Ceifou a vida de centenas de milhares de pessoas, das quais 33 mil brasileiros. Ainda como decorrência da guerra, o Exército se fortalecera. A presença dos militares como força política nas décadas seguintes seria um fator decisivo para a queda da Monarquia e a Proclamação da República.
1866
Lauro Sodré fundou em Belém o primeiro clube republicano do Pará, cujo objetivo seria “a eliminação da realeza, que, para nós, representa a causa do nosso atraso”.
3 de novembro de 1870 é considerado pelos historiadores como o marco do início da jornada política que levaria à queda do Império duas décadas depois. Nessa data foi criado no Rio de Janeiro o primeiro clube republicano do Brasil. Dele faziam parte os jornalistas Quintino Bocaiúva, Francisco Rangel Pestana, Aristides da Silveira Lobo, Miguel Vieira Ferreira e Antônio Ferreira Viana, os advogados Henrique Limpo de Abreu e Salvador de Mendonça, o médico José Lopes da Silva Trovão e o engenheiro Cristiano Benedito Ottoni.
3 de dezembro de1870
Redigido por uma comissão chefiada pelo advogado Joaquim Saldanha Marinho, ex-deputado liberal por Pernambuco, ex-governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais e grão-mestre da maçonaria, o Manifesto Republicano foi publicado em 3 de dezembro de 1870 no primeiro número de A República, jornal de quatro páginas com tiragem de 2 mil exemplares e três edições por semana.
18 de abril de 1873
Convenção de Itu: o mais importante evento da propaganda republicana em São Paulo.
1874
Alguns dos fazendeiros participantes da Convenção de Itu se reuniram novamente em Campinas