Definição de envelhecimento
1297 palavras
6 páginas
Definição de envelhecimento “Conjunto de modificações morfológicas e fisiológicas que aparecem como conseqüência da ação do tempo sobre os seres vivos” que se traduz numa “incapacidade progressiva organismo para se adaptar às condições variáveis do seu ambiente”. O envelhecimento do organismo como um todo está relacionado com o fato das células somáticas do corpo irem morrendo uma após outra e não serem substituídas por novas como acontece na juventude. O motivo é que para a substituição poder acontecer as células somática têm de se ir dividindo para criarem cópias que vão ocupar o lugar deixado vago pelas que morrem. O envelhecimento é uma parte importante de todas as sociedades humanas, refletindo as mudanças biológicas, mas também as convenções sociais e culturais. Também na maioria das sociedades é comum a negação do processo de envelhecimento e dos eventos a estes associados. Muita energia, tempo e dinheiro são gastos exclusivamente para esconder os efeitos do envelhecimento. A vida é um ciclo – Nascer – Crescer – Amadurecer – Envelhecer – Morrer – e porque o tempo passa independentemente da nossa vontade, devemos aprender a conviver bem comas mudanças impostas por ele. Difícil definir-se a terceira idade. Já no Rio Grande do Sul considera-se idoso o individuo com mais de 65 anos de idade.
A terceira idade é uma nova realidade que não deve estar associada a doença e a morte, na verdade é um período em que devemos aproveitar a liberdade e a sabedoria adquiridas com o tempo. É importante distinguir os efeitos da idade de patologia. Algumas pessoas mostram declínio no estado de saúde e nas competências cognitivas precoces,enquanto outras vivem saudáveis até aos 80 anos e mesmo 90 anos. Começa a ser aceito que qualquer declínio precoce provavelmente reflete patologia e não os efeitos da idade.
A aposentadoria e a saída dos filhos da casa proporcionam ao casal, que antes estava tão ocupado, mais tempo para si. O importante é aprender