Citoplasma Das C Lulas
Nos eucariotos das células, existe um espaço entre a membrana nuclear e a membrana plasmática: o citoplasma. Essa região abriga um fluido viscoso que é chamado de citosol, constituído de íons dissolvidos em solução aquosa e demais substâncias. É neste fluido que ocorre a maioria das reações químicas vitais na célula, como a fabricação das moléculas que vão formar as estruturas celulares, por exemplo. No entanto o citoplasma não tem apenas como função separar as duas membranas mencionadas, afinal ele auxilia na morfologia da célula e armazena nutrientes indispensáveis à vida. O conteúdo do citoplasma está sempre em constante movimentação e ele contém cerca de 80% de sua totalidade formada de água, além das enzimas, carboidratos, sais, proteínas e RNA.
A diferença básica entre o citoplasma vegetal e animal
As células de diferentes grupos biológicos podem ter substâncias diferentes nas características de seus citoplasmas. Isso pode ser explicado pelo simples fato de que, nas células vegetais, o citoplasma ocupa menos espaço, por causa da presença dos vacúolos. Nas células animais, o citoplasma ocupa cerca de metade do volume total da célula.
Organelas citoplasmáticas e suas funções
Os componentes não solúveis do citoplasma constituem as seguintes organelas:
Mitocôndria: Responsável pela respiração aeróbica da célula através da glicose e do oxigênio. Ela produz a energia necessária para o funcionamento das células.
Centríolos: Sua função é ajudar na divisão da célula e dar origem aos flagelos e cílios. Podem ser encontrados nas células animais e algumas vegetais.
Retículos endoplasmáticos (granular e agranular): Fazem o transporte entre as células, degradam as substâncias tóxicas, produzem proteínas e lipídios.
Lisossomos: São as organelas que atuam na digestão intracelular.
Ribossomos: Fazem a síntese das proteínas. É o meio onde ocorrem várias reações que promovem o metabolismo celular.
Peroxissomos: São responsáveis