Hist Rico Da Sociologia
Faremos um resumo da evolução dos estudos referentes às relações entre os homens e a constituição dos grupos em que eles se integram, ou seja, as sociedades.
Os Pensadores Helênicos
Desde tempos muito remotos, as relações sociais vinham sendo encaradas sob a forma de preceitos religiosos, de legislação e mesmo de teorias de direito.
Pensadores helênicos, notadamente Platão (429-341 a.C), , e Aristóteles (384-322 a.C. escreveram obras que iriam ter imensa repercussão e influência na época, e na verdade, se faz sentir até nossos dias. Posteriormente, Santo Agostinho (354-430) apresentou idéias e análises básicas para as modernas concepções jurídicas e até sociológicas.
A Idade Média
Na idade média Européia, as cogitações relativas aos grupos sociais tornaram-se fortemente influenciadas pela religião. O Cristianismo, então dominante, desde o início traçara diretrizes e normas a que deveria obedecer o comportamento dos homens em seu relacionamento. Destas recomendações estavam ausentes as preocupações e os critérios científicos . No século XIII, Santo Tomás de Aquino, decidido a não se afastar da orientação cristã, retomou os processos e as idéias de Aristóteles, para manifestar-se sobre as relações inter-humanas.
A Renascença
Durante a Renascença apareceram obras vigorosas em que propunham normas entrosadas de política e economia. A partir de então, com o desenvolvimento capitalismo comercial, multiplicaram-se os tratados de economia em que eram abordados vários aspectos dos problemas sociais, e a própria evolução política favoreceu o aparecimento de livros. Ainda no renascimento, devemos mencionar dois autores cujas inovações foram importantes para o desenvolvimento do pensamento científico: Bacon (1689-1755) que preconizou a observação da natureza e Descartes (1569-1650) com o método cartesiano que influenciou as Ciências Sociais e as doutrinas políticas através de seu racionalismo.
O Século XVIII
No século XVIII apareceram obras