citologia
A microscopia tem muita importância no estudo e compreensão das células. Varias características importantes e interessantes nos sistemas biológicos são muito pequenas para serem vistas a olho nu, só podendo ser observadas com o microscópio.
No século XVII, com o inicio da Revolução Industrial, a tecnologia avançou. A par ocorre a “revolução científica” e começa a experimentação, o que determinou a construção e o aprimoramento de diversos instrumentos de laboratório, entre os quais o microscópio
O olho humano é capaz de observar imagens de objetos com dimensões superiores a cerca de 0,2mm. Para que possamos observar objetos menores é necessário fazer deles uma imagem ampliada. Os microscópios são os aparelhos responsáveis por formar essas imagens. O microscópio óptico possui 7 componentes principais: Fonte luminosa, condensador, diafragmas de campo e do condensador, platina, objetiva, tubo e oculares. Alem destes também fazem parte da constituição do microscópio: base ou pé, braço, revólver, mesa ou platina, charriot, Parafusos macrométrico e micrométrico, condensador, Diafragma e Filtro.
A luz que chega até a objetiva, advinda da periferia do material em observação, é levada através das lentes do tubo e focada numa imagem plana intermediária, que é então ampliada pelas oculares.
.
Objetivo
Essa aula teve como objetivo instruir os alunos em como manusear um microscópio óptico através de uma observação a seco, tal como mostrar a profundidade de aumento do mesmo, possibilitando assim uma melhor compreensão das aulas teóricas ministradas em sala de aula.
Materiais e métodos
Para realização dessa aula foi utilizado um microscópio óptico Bioval modelo L1000, uma lamina, lamínula e letra escrita em papel sufite.
O microscópio deve ser desencapado cuidadosamente e esta capa deve ser dobrada encima da bancada, posteriormente deve-se procurar a tomada e verificar se a mesma é voltagem correta antes de ligá-lo a rede elétrica, logo em seguida deve se