Citologia
Ezequiel Rubinstein
Márcio A. Cardoso
O crescimento e a manutenção da vitalidade do organismo são proporcionados pela adequada nutrição celular. A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células e delas carregar os produtos do seu metabolismo até os órgãos que vão utilizá-los ou eliminá-los. Para efetuar estas trocas de forma eficiente, o sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, no interior dos quais circulam líquidos. Estes são o sangue e a linfa. Os tubos são os vasos. Conforme o líquido que neles circula são denominados de sanguíneos ou de linfáticos. Para que estes líquidos possam circular através dos vasos, há um órgão central, o coração, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. Certos componentes do sangue e da linfa são células produzidas pelo organismo nos chamados órgãos hemopoiéticos, representados pela medula óssea, pelo baço e pelo timo.
Em síntese o sistema circulatório pode ser dividido em sistema sangüíneo composto por artérias, veias, capilares e coração e em sistema linfático, formado por capilares linfáticos, coletores linfáticos e linfonodos.
SISTEMA CIRCULATÓRIO SANGÜÍNEO
Vasos sanguíneos
Os vasos condutores do sangue são as artérias, as veias e os capilares sanguíneos.
As artérias são os vasos que transportam o sangue centrifugamente ao coração. Distribuem-se por praticamente todo o corpo, iniciando por grandes troncos que vão se ramificando progressivamente. Estes ramos podem ser colaterais ou terminais. Quando uma artéria dá ramos e deixa de existir por causa desta divisão, diz-se que estes ramos são terminais. Quando a artéria emite ramos e continua a existir, estes ramos são chamados de colaterais. Estes, que são a grande maioria dos ramos arteriais, se separam do tronco arterial mais comumente em ângulo agudo, mas podem fazê-lo em ângulo reto ou, mais raramente, em