Citologia
CITOLOGIA
Etmologia: do grego kytos = célula e logos = estudo.
Conceito: parte da Biologia que se ocupa do estudo da célula relativamente à sua estrutura, suas funções e sua importância. Avanço do conhecimento celular
DESCOBERTAS...
Robert Hooke (1665) – primeira observação de células em fragmento de cortiça.
Theodor Schwann (1839) – conclui que todos os seres vivos são formados de células.
Rudolf Virchow (1858) – afirma que toda célula é proveniente de outra célula
Com o aperfeiçoamento dos aparelhos e técnicas microscópicas o conhecimento sobre a célula foi gradualmente aumentado
MICROSCOPIA
É o estudo das estruturas celulares, feito com o auxílio do microscópio. Microscópio óptico: funciona com luz e tem pequeno poder de resolução*(de 100 até 1 200 vezes). É possível observar células vivas em atividade.
Microscópio eletrônico: usa feixes de elétrons e tem grande poder de resolução (mais de 500 000 vezes). Só é possível observar células mortas, porém em todas as dimensões. * poder de resolução é a capacidade de aumento ou de distinguir entre dois pontos muito próximos.
Classificação celular
TEMPO DE VIDA
Células lábeis: pouco diferenciadas, de curta duração e que não se reproduzem. Após cumprirem suas funções, morrem e são substituídas.
Ex: as hemácias (120 dias) e os gametas.
Células estáveis: mais diferenciadas, de longa duração, se reproduzem e regeneram. Ex: células musculares lisas e células epiteliais.
Células permanentes: altamente diferenciadas, com funções muito especializadas, duram a vida toda do organismo, não se reproduzem nem regeneram. Ex: células musculares estriadas e células nervosas.
DIMENSÕES CELULARES
Microscópicas: a maioria delas. Ex: bactérias, protozoários
Macroscópicas: gema de ovos, alvéolos de laranja,