citologia
Trabalho referente a matéria de
Citologia, tendo como mestre a prof:
Fabiola Neves
Sendo desenvolvido um estudo sobre
Ribossomos.
MANAUS
UNIVERSIDADE NILTON LINS
Aluna: Claudiane Lima
Aluna: Cristiane Oliveira
Aluna: Larissa da Silva
Aluno: Rosivaldo Rage
Aluna: Socorro Costa
MANAUS - 2014
RIBOSSOMOS
Os ribossomos com características sintetizadora de enzimas, tem uma grande importância para a célula, praticando uma espécie de atração das enzimas que ficam espessas no citoplasma. Iremos desenvolver um estudo aprofundado deste assunto, tentaremos esclarecer com ficção todos os tópicos abordados neste trabalho. Os ribossomos são organelas celulares presentes em todo citoplasma de células eucariontes quanto procariontes. Ela tem como função sintetizar proteínas que serão utilizadas em processo internos da célula.
Eles podem estar agrupados em fila, com a ajuda de uma fita RNA (formando os polirribossomos), espalhados no citoplasma (ou hialoplasma), ou agrupados na parede do retículo endoplasmático, dando origem ao retículo endoplasmático rugoso. Vale lembrar que os ribossomos não contêm membranas.
FONTE: site A CÉLULA
Nas células, a informação passa do DNA para o RNA e deste para as proteínas. Cada gene consiste de uma sequencia linear de nucleotídeos que determina a sequencia de aminoácidos em um polipeptídio. Dois processos são fundamentais para que isso ocorra: a transcrição e a tradução. Durante a transcrição, a informação contida na sequência de nucleotídeos do gene é codificada em moléculas de RNAm. Durante a tradução, a sequência de códons(cada três nucleotídeo consecutivo) do RNAm é utilizada para adicionar aminoácidos específicos, um a um, para a formação de uma cadeia polipeptídica. A tradução do RNAm ocorre nos ribossomos.
Sintetizando as proteínas
Os aminoácidos presentes na célula são atraídos pelos ribossomos, que com o material genético rRNA(RNA ribossômico), vão construir