FavelasxCortiços

1214 palavras 5 páginas
As primeiras cidades do Brasil

Por Fernando Rebouças
Na era colonial, as vilas surgiram antes das cidades no Brasil, a capital Salvador foi fundada por Tomé de Souza dezessete anos depois das fundação de São Vicente. Os locais predeterminados para a construção das primeiras vilas e cidade nem sempre disponibilizaram infra-estrutura e condições básicas para o seu desenvolvimento.
Os principais obstáculos para o desenvolvimento das primeiras vilas e cidades eram :
- Ataques de índios;
- Ataques de piratas;
- Fragilidade na comunicação entre as vilas e a metrópole (Portugal);
Novos centros de povoamento longe do litoral surgiram a partir da exploração crescente no interior do Brasil, a urbanização se desenvolveu no Brasil na época da mineração. No fim do século XVI, o Brasil possuía quatro cidades:
- Salvador ;
- São Sebastião do Rio de Janeiro;
- Filipéia de Nossa Senhora das Neves, antiga João Pessoa.
- Sergipe d'El-Rey
A fundação de Filipéia ocorreu durante a União Ibérica. O nome Filipéia foi dado em homenagem ao rei espanhol Filipe II.
Favela x Cortiço
Os Cortiços antigamente eram instalados em um lugar plano, habitados por pessoas de classe mais baixa.
Cada casa em média era composta por quatro integrantes na família. Esses cortiços geralmente ficavam próximos das fábricas onde os indivíduos trabalhavam.
A superlotação e as condições de higiene eram fatores de proliferação de doenças entre essas amontoadas residências, uma vez que a infraestrutura, saneamento básico e o sistema de água potável eram inadequados.
As favelas por sua vez, são grandes áreas degradadas por moradias precárias, localizadas nos altos do morros, caracterizadas por uma baixa qualidade de vida. Um de seus grandes problemas é o alto índice de natalidade, sem que haja estrutura para tal,o que provoca elevadas taxas de pobreza e aglomeração de pessoas, muitas delas vivendo em situação sub-humanas.
Favela e cortiço comportam semelhanças, todavia não são iguais, pois cada

Relacionados