citologia
ÍNDICE
Pág.1---------------------------------------Título
Pág.2---------------------------------------Índice
Pág.3---------------------------------------Introdução Teórica
Pág.4--------------------------------------- Introdução Teórica
Pág.5--------------------------------------- Introdução Teórica
Pág.6--------------------------------------- Introdução Teórica
Pág.7--------------------------------------- Introdução Teórica
Pág.8--------------------------------------- Introdução Teórica
Pág.9---------------------------------------Protocolo Experimental
Pág.10-------------------------------------Resultados e Conclusão
Introdução teórica
A CÉLULA
Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células. Os vírus são seres que não possuem células, mas são capazes de se reproduzir e sofrer alterações no seu material genético. Esse é um dos motivos pelos quais ainda se discute se eles são ou não seres vivos.
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirma-se que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos.
A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. A célula