Citologia
Introdução.
A citologia estuda as células, que são estruturas que podem ser visíveis com o auxílio do microscópio; e que apresentam variações quanto à forma e ao tamanho. Elas são compostas por:
a) Membrana celular – É o envoltório externo, que seleciona os elementos a serem absorvidos.
b) Citoplasma – É delimitado pela membrana celular e composto basicamente por água, proteínas, lipídios, glicídios, sais, partículas e estruturas especiais responsáveis pelas transformações químicas (metabolismo). É nele em que estão presentes as organelas citoplasmáticas (ribossomos, complexo de Golgi, lisossomos, retículo endoplasmático, mitocôndrias, citoesqueleto, centríolos e peroxissomos).
c) Núcleo – É considerando o centro de controle da célula (contém as informações genéticas), regulando suas reações químicas. A membrana nuclear envolve o núcleo e os cromossomos, os quais possuem genes que representam e transmitem determinados características genéticas (por exemplo, a cor dos olhos). Algumas células não possuem núcleo (por exemplo, os glóbulos vermelhos).
Funções gerais das células.
A membrana celular, o citoplasma e o núcleo atuam de maneira integrada nos processos vitais das células, tais como:
a) Absorção e assimilação das substâncias essenciais para a sobrevivência das células.
b) Metabolismo, que consiste nas transformações químicas necessárias para atender às necessidades nutritivas e energéticas das células.
c) Eliminação das substâncias utilizadas no metabolismo celular.
d) Armazenamento das substâncias oferecidas em excesso para serem utilizadas nos períodos de privações temporárias.
e) Fagocitose, que é a capacidade para englobar e eliminar restos de células mortas, micro-organismos e corpos estranhos.
f) Locomoção, presente apenas em determinadas células, podendo ocorrer por movimentos rápidos (por exemplo, os espermatozoides) ou mais lentos.
Obs! Essas funções são coordenadas pelo sistema nervoso e, por essa razão, todas as