Citologia (Resumo)
Existem basicamente dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.
Da mitose resultam duas novas células com o mesmo número de cromossomos igual ao da célula inicial. Ocorre em células somáticas e germinativas.
Finalidade da mitose: crescimento dos organismos multicelulares e regeneração de tecidos do corpo. Nos unicelulares, é um tipo de divisão que ocorre quando há reprodução assexuada.
A meiose é um tipo de divisão em que uma célula dá origem a quatro novas células com metade do número de cromossomos da célula inicial. Uma célula que apresenta 2n = 46 cromossomos, ao sofrer meiose, dá origem a quatro células com n = 23 cromossomos. Ocorre em células germinativas.
Finalidade da meiose: processo importante para a variabilidade gênica dos organismos, sendo o tipo de divisão que ocorre no processo de formação de gametas nos indivíduos que apresentam reprodução sexuada.
O processo de ambas pode ser subdividido em fases características:
prófase (inicial) - espiralização da cromatina já duplicada na interfase; visualização dos cromossomos; desaparecimento do nucléolo; centríolos ocupam polos opostos formando o fuso; desintegração da carioteca.
metáfase (mediana) - os cromossomos prendem-se às fibrilas do fuso acromático através de seus centrômeros, sendo encaminhados ao equador celular.
anáfase (separação polar) - os cromossomos são separados.
telófase (final) - desespiralização dos cromossomos, reaparecimento dos nucléolos, recomposição da carioteca e citocinese (divisão citoplasmática).
Mitose
Na anáfase há divisão dos centríolos e separação das cromátides-irmãs. Como as cromátides-irmãs são idênticas, as novas células apresentarão o mesmo patrimônio genético da celula