unip
1 Introdução
O movimento do Desenvolvimento Sustentável tem como base a percepção de que a capacidade de carga da terra não deverá ser ultrapassada sem que tenha consequências como catástrofes sociais e ambientais.
As empresas ocupam um papel central nesse processo, pois os problemas socioambientais são produzidos ou estimulados pelas duas atividades. A questão do futuro no planeta deverá estar incorporada nas decisões e ações em todos os níveis das organizações. Ex.: as normas regulamentadoras relativas a segurança e medicina no trabalho constantes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
E o Recursos Humanos é a área capacitada para implementar os desafios de sustentabilidade nas organizações. Sendo esses desafios além dos resultados econômicos, os cuidados com a ética, caráter sociopolítico da organização e a exigência da sociedade no que diz respeito ao seu impacto no mundo.
É necessário o alinhamento de todos os stakeholders na organização e os padrões de ética devem ser constantemente reforçados e monitorados. Além disso, as ideias, os processos e as formas de trabalho que nos trouxeram até aqui não são aqueles que vão criar nosso futuro. São necessárias uma nova forma de agir, novas tecnologias e novas ideias para atender às novas macrotendências e à velocidade das mudanças. É através da inovação que criaremos novas oportunidades. Cabe ao RH reforçar as competências que vão garantir a sustentabilidade da organização.
2.1 Desenvolvimento
2.1.1 Desenvolvimento Sustentável
Segundo o órgão WWF, a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação