citações
LAINS, Pedro. A crise em 2012. Relações Internacionais, Lisboa , n. 33, mar. 2012 . Disponível em . acessos em 15 set. 2014.
Fichamento tipo 1: Bibliográfico
O autor discorre sobre a crise econômica mundial, fazendo paralelos com as crises de 29 e 73. Mais além, ele disserta sobre pontos de vista de autores que procuram causas para a crise, tentando compará-las com Portugal. O texto também conta com um gráfico que ilustra a mobilidade de capital de nações em crise.
Fichamento tipo 2: Citações “A primeira coisa em que muitos pensarão, quando se trata dos problemas económicos – e financeiros – portugueses, é em má gestão política, empresarial ou outra.” (p. 50).
Fichamento tipo 3: Crítico
O artigo aborda a crise econômica mundial portuguesa de forma comparativa em relação às crises anteriores, encontrando causas e consequências semelhantes. O ponto de que a crise atual é a de maior impacto mundial devido à globalização também é enfatizado.
ATIVIDADE 2
Qual é o assunto do artigo?
O artigo trata de dissecar a situação do estado português no cenário de crise econômica atual, além de indicar prováveis motivos para a gravidade da situação.
Qual a ideia principal do artigo?
O artigo infere que pelo mundo estar globalizado, o declínio de um país economicamente poderoso como os Estados Unidos tem consequências diretas na economia mundial. Dito isso e somando as más administrações políticas em território luso, o país passa por um momento ruim.
Qual a base da argumentação do ator?
O autor baseia seu argumento utilizando uma comparação histórica, comparando elementos da crise atual com crises antigas. Ele busca conexões entre elas e pondera se terão consequências