Citações
1. Citações Literais
São transcrições ao pé da letra, reprodução das mesmas palavras usadas por outro autor.
Se a citação for curta (igual ou menor do que 3 linhas), deverá estar entre aspas, no corpo do texto, com mesma fonte e tamanho. Poderá estar em itálico ou não. Em se tratando de citações longas (mais do que 3 linhas), deverá estar em tamanho menor (um ou dois números), distante 4 cm da margem esquerda, com espaçamento simples. Não estará entre aspas.
De acordo com a doutrina processual moderna, a tutela antecipada não poder ser concedida de ofício, e, de toda forma, requer a verificação do preenchimento dos requisitos do artigo
273 do CPC, caput e incisos, como a prova inequívoca e a verossimilhança da alegação. 1
A citação direta não pode ser feita de forma a retirar o trecho do contexto em que estava sendo utilizado, de forma a desvirtuar a ideia do autor.
Uso do “sic” – assim mesmo, do jeito que está no texto. Usado para indicar que se transcreveu tal qual estava escrito, inclusive os erros cometidos pelo autor.
2. Paráfrases
As paráfrases constituem o pensamento do autor nas palavras do monografista.
Nas palavras do autor do trabalho, há menção a pensamento alheio, porém com atribuição da autoria.
As paráfrases não podem alterar o sentido ou a ideia trazida do pensamento alheio. 3. Uso do apud – citações indiretas
1
Inserir os dados da citação. Ex: SILVA, José. Tutela antecipada. 2 ed. São Paulo: Editora Y, 2012, p.
12
4. Idem
É usado nas citações, para indicar o mesmo autor, da mesma forma, e isso com o intuito de evitar repetições. Por pertencer a outro idioma, a rigor é palavra que deve vir entre aspas, em itálico, negrito, sublinha ou com grifo indicador de tal circunstância. 5. Ibidem
Tem o significado de aí mesmo, no mesmo lugar. Usado em citações, tem o sentido de na mesma obra, capítulo ou página a que anteriormente se fez referência.