Citação A importância do Gerenciamento Financeiro nos Projetos
Uma das áreas pouco discutidas é a área de custos, área vital em projetos, pois o custo é um elemento do trio de restrições dos projetos (escopo, prazo e custo). O custo é um dos fatores de sucesso dos projetos, e da organização, devendo ser muito bem analisado, planejado e controlado.
Um correto gerenciamento financeiro traz grandes benefícios, gerando resultados positivos e auxiliando estrategicamente nas tomadas de decisão.
São incontáveis os benefícios que o gerenciamento financeiro com excelência pode trazer aos projetos, mas para tal, é necessário um cauteloso levantamento de custos, levantando ingressos e desembolsos, alocando custos diretos e indiretos dos projetos, classificando como fixo, variável, semi fixo/variável ou por degrau.
Para o correto gerenciamento financeiro é necessário também relacionar os custos aos projetos ou aos clientes. Sobre tudo, não se deve esquecer a incidência dos impostos e o lucro almejado com o projeto.
São muitas as variáveis no gerenciamento financeiro de projetos, principalmente porque projetos não são estáticos, e mudanças de requisitos podem alterar em muito seus custos. A utilização do banco de conhecimento, ou seja, lições aprendidas em projetos anteriores são de extrema valia para auxiliar a mensuração dos recursos, que em muitas vezes não são evidentes ou ainda não foram vislumbrados.
Normas e metodologias falam acerca dos custos, como o PMBOK que tem uma área de conhecimento específica de custos, focando no planejamento de custos, enfocando que inicialmente os custos não podem ser mensurados com muita exatidão, mas à medida que o projeto se aproxima do fim os custos têm um desvio padrão menores, enfocando que devem ser utilizadas as lições aprendidas para auxiliar no planejamento de custos. Ainda falam de orçamentação, controle e análise de