Citação paulo freire
Para o embasamento deste trabalho buscou-se alguns autores como Paulo Freire, [3] que diz em sua obra "Pedagogia da Autonomia" (Saberes necessários à prática educativa), "Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria" ainda no capitulo 1.5 da mesma obra diz o seguinte:
"A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado da estética. Decência e boniteza de mãos dadas".
Paulo Freire diz que só se sai da ingenuidade para se tornar crítico através de educadores comprometidos com a ética. Ser ético é dar o seu melhor, produzindo o máximo de esforço para que o ambiente escolar seja acolhedor; propício para a aprendizagem. Neste mesmo livro Paulo Freire fala da importância desta escola necessária:
"É incrível que não imaginemos a significação do "discurso" formador que faz uma escola respeitada em seu espaço. A eloqüência do discurso "pronunciado" na e pela limpeza do chão, na boniteza das salas, na higiene dos sanitários, nas flores que