citação direta
Segundo Duarte (2007) “ com a democratização do ensino, a pedagogia uniforme e previamente planificada deixou de funcionar.”
Duarte (2007) diz que: “ Uma pedagogia diferenciada está atenta as formulações de cada aluno.”
A dinâmica do trabalho de grupo torna se possível a cooperação entre os diferentes códigos culturais dos alunos. A relutância de alunos de bom aproveitamento em cooperar com alunos com necessidades tende a desaparecer quando verificam que, ao terem de reformular em termos simples certas noções, estas se tornam mais claras também para eles próprios. (DUARTE, 2007).
[...] com auxilio do professor ou de outros alunos, conceitos ou competências que outros já dominaram, estes com alguma autonomia, desenvolvem outros aspectos desse objetivo ou mesmo outros pontos do programa. Assim num mesmo momento podem funcionar grupos de descoberta,[...] (DUARTE, 2007).
Citações Indiretas
Uma diferença de qualidade e conteúdo cultural dificulta e muito na passagem de conhecimento dentro das salas de aula, a falta de nivelamento impede o avanço do conteúdo, e essas diferenças culturais trazem cenários imprevisíveis as aulas, sem poder utilizar formas previstas de métodos pedagógicos. (DUARTE, 2007).
Ainda no mesmo contexto citado acima uma interação de grupos viabiliza uma atmosfera de cultura onde a troca de experiências acrescenta ao incultos e reforça aos já agraciados de conhecimento, tornando mais fácil a cooperação entre diferentes códigos culturais, e que quando surge a dúvida ele se sentirá mais a vontade em questionar ao colega, que ao professor, rompendo ai a barreira imposta pelo desnível de conhecimento. ( DUARTE, 2001; PRZESMYCHI, 1991).
A elucidação e trabalho de textos mais próximos a realidade dos alunos facilita a absorção do conteúdo explicitado em sala de aula de maneira a não distanciar os alunos para tão distante com textos de difícil compreensão. ( DUARTE, 1997).