citação de português
Os meios de comunicação- instituições que, em seu conjunto, designam a comunicação de massa- ocupam lugar decisivo na sociedade. Sua ação interage com fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, tecnológicos, éticos, sociológicos, psicológicos, etc.
1.1 Principios Do Processo Informativo
O processo informativo, a partir da sociedade industrial, evoluiu para um processo cultural[...] tanto na comunicação individual quanto na comunicação coletiva, requer níveis de participação e interação. Eis alguns princípios:
A comunicação de massa – basicamente dirigida a um publico amplo, heterogêneo e anônimo-requer vínculos técnico, desde uma economia de mercado a fontes organizadas.
É pelo objetivo da fonte que se delimita o tipo de comunicação: se é de massa ou não; se é dirigida, empresarial, externa, institucional, intergrupal, interna, interpessoal, etc.
1.2 Representação esquemática da comunicação
A representação esquemática simples da comunicação pressupõe emissores ou fonte- mensagem- receptor ou alvo.
O receptor é considerado ainda pelo nível cultural, pela situação social, econômica, política. É através da informação que as pessoas tomam conhecimento do que ocorre no mundo e acompanham fatos que afetam suas vidas.
Os veículos de comunicação de massa exercem inequívoca pressão sobre a sociedade, em geral, e a sua audiência, em particular. Em primeiro lugar afetando lideres de opinião e, em segundo, alcançando subsequentes parcelas de publico, especialmente aquelas que se orientam por ele.
1.3 Comunicação Especializada
A especialização incorpora-se à informação por via da seletividade. O conceito de seleção amplia o conceito de interesse geral que, por tradição, move-se no âmbito da opinião publica para atribuir valor aos fatos antes discriminados pelo segredo, pelo preconceito ou pelo silencio.
Por mais abstrata que seja a opinião publica é o alvo principal da comunicação empresarial, alem da sua