Citacoes
Com as grandes mudanças da sociedade moderna, que possibilitaram um avanço tecnológico gigantesco que por sua vez gerou mudanças em todos os meios que o homem conhecia. Um destes foi a estrutura dos materiais até então utilizados.
Segundo André:
Tratamento térmico pode ser definido como o aquecimento ou resfriamento controlado dos metais feito com a finalidade de alterar suas propriedades físicas e mecânicas, sem alterar a forma do produto final.
Então tratamentos térmicos são de cunho essencial para a indústria metal mecânica, pois possibilita materiais muitas vezes deficientes em propriedades mecânicas, como a dureza, possam exercer funções que exijam resistência ao desgaste, assim esse processo transforma matérias primas, muitas vezes impróprias para a utilização, em materiais mais baratos e mais resistentes.
O processo de tratamento térmico é realizado com a utilização de fornos, de tanques de resfriamento e de cálculos, onde estes determinam a temperatura da peça e o tempo em que ela ficará inserida no fluido, para assim saber quanto de dureza será aplicada sobre a peça.
Para realizar os tratamentos é necessário mudar a estrutura cristalina do material, que por sua vez é um conjunto de átomos que são organizados ordenadamente (ANDRÉ, ). Os átomos do material mudam de agrupamento, CCC (cubico de corpo centrado) para CFC (cubico de face centrada) caracterizando um processo que aumenta a dureza do material.
O endurecimento do material é dado pela variação da porcentagem de carbono, e na mudança de fases ocorre a mudança das estruturas para que o carbono se ligue com o minério de ferro. Assim André define que: “quando o teor de carbono é mais alto o carbono se combina com o ferro formando um fase cerâmica – carboneto de ferro – Fe3C.”, esta é uma fase extremamente dura.
No processo conhecido como tempera segundo André “o tratamento consiste em aquecido até uma temperatura de