Sensores Capacitivos
•
•
•
•
O que são
Como funcionam
Calculo da capacitância
Área de aplicação
O que são
São sensores capazes de detectar a aproximação de objetos sem a necessidade de contato físico, tal qual os sensores indutivos, porém com princípio de funcionamento baseado na variação da capacitância (Capacitância ou capacidade elétrica é a grandeza escalar determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser acumulada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que atravessa um capacitor numa determinada frequência). Neste caso, o elemento sensor é um capacitor cuja capacitância varia com a aproximação de qualquer material. O circuito de disparo detecta as alterações na amplitude da oscilação. Quando uma mudança considerável é detectada, o circuito de saída fornece um sinal para, por exemplo, um CLP (Controlador
Lógico Programável).
Como funcionam
Seu funcionamento se dá por meio de incidência de um campo elétrico que é gerado por cargas elétricas em sua face, formando assim um capacitor.
É característica de todo capacitor o aumento de sua capacitância quando colocamos algum tipo de massa dielétrica (isolante) entre seus eletrodos (os eletrodos são onde são armazenadas as cargas), sendo assim, quando aproximamos qualquer material líquido ou sólido à face do sensor, ele atuará como massa dielétrica aumentando a capacitância.
Por fim, o circuito eletrônico do sensor detecta essa variação de capacitância e atua sua saída, que pode ser um contato NA ou NF para corrente alternada ou contínua, um transistor ou ainda um sinal variável de tensão ou corrente (saída analógica).
Os sensores capacitivos operam baseados no princípio da capacidade eletrostática de maneira similar às placas de um capacitor. O oscilador e o eletrodo produzem um campo eletrostático. O alvo (objeto a ser detectado) age como uma segunda placa do capacitor. Um campo elétrico é produzido entre o alvo e o senso
Um sensor capacitivo pode detectar quase