cirurgia cardiaca
A cirurgia cardíaca é um tipo de tratamento para o coração que pode ser feito para reparar danos no próprio coração, nas artérias ligadas à ele, ou para sua substituição deste órgão. A cirurgia cardíaca pode ser feita em qualquer idade, havendo risco maior de complicações em idosos.
Tipos de Cirurgia Cardíaca
Existem vários tipos de cirurgia cardíaca:
Revascularização do Miocárdio (Pontes de Safena e Mamária)
Correção de Doenças Valvares como plastia ou troca de válvulas
Correção de Doenças da Artéria Aorta
Correção de Cardiopatias Congênitas
Transplante Cardíaco
Implante de Marcapasso Cardíaco
Cirurgia cardíaca minimamente invasiva
A cirurgia cardíaca minimamente invasiva assistida consiste na realização de um corte na parte lateral do peito, de cerca de 4 cm que permite a entrada de um mini aparelho que consegue visualizar e reparar qualquer dano no coração. Esta cirurgia cardíaca pode ser realizada em caso de: algumas cardiopatias congênitas e
Insuficiência coronariana ( revascularização miocárdica);
O tempo de recuperação fica reduzido de 40 pela cirurgia convencional, para 10 dias e depois deste período o indivíduo já poderá voltar pouco a pouco às suas atividades rotineiras. Ainda pouco realizada no Brasil e só feita em casos bastante selecionados.
Cirurgia cardíaca em bebê
A cirurgia cardíaca em bebê, assim como nas crianças, exige muita cautela e deve ser realizada por profissionais especializados e, por vezes, é a melhor forma de tratamento para salvar a vida da criança que nasce com alguma malformação cardíaca.
Pós- operatório de cirurgia cardíaca
No pós operatório de cirurgia cardíaca, o indivíduo deverá permanecer internado na unidade de terapia intensiva - UTI por pelo menos 48 horas. É na UTI onde há todos os equipamentos que podem ser utilizados para monitorizar o paciente nessa fase inicial, onde existe a maior chance de ocorrer arritmia, parada cardíaca, distúrbio de sódio, potássio. Depois destes 2 dias ele