Cirque du soleil
A história
No início da década de 1980, um grupo de coloridos personagens vagueava pelas ruas em cima de pernas de pau, fazendo malabarismos, dançando, cuspindo fogo e tocando música.
Era um grupo de teatro de rua chamado Les Échassiers de Baie-Saint-Paul, fundado por Gilles Ste-Croix. Já nessa época, as pessoas ficavam impressionadas e intrigadas com os jovens artistas que incluíam Guy Laliberté, que acabou por se tornar o fundador do Cirque du Soleil.
A companhia organizou um evento chamado La Fête Foraine de Baie-Saint-Paul, onde os artistas de rua do mundo todo se encontraram para trocar ideias e alegrar as ruas da cidade durante alguns dias. Seus seguidores começaram a alimentar um sonho aparentemente impossível: criar uma companhia de circo no Québec que fizesse turnês mundiais.
Em 1984, a Cidade de Québec celebrava o 450º aniversário da descoberta do Canadá por Jacques Cartier e precisavam de um espetáculo que levasse as festividades a todos os cantos da província. Guy Laliberté apresentou a proposta de um espetáculo chamado Cirque du Soleil e desde então a companhia nunca mais parou.
A partir de um grupo de 20 artistas de rua, em 1984, o Cirque du Soleil tornou-se uma organização maior, sediada no Québec. Produzindo entretenimento de alto valor artístico,