circulatorio
EFICÁCIA DOS EXERCÍCIOS PARA CONTROLE NEUROMUSCULAR NO
PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE ATLETAS JOVENS
Alessandro Pinto1 fisioalessandro@hotmail.com Dayana Priscila Maia Mejia2
Pós-graduação em reabilitação em ortopedia e traumatologia com ênfase em terapia manual – Faculdade Ávila
Resumo
O controle neuromuscular é responsável pelas respostas eferentes apropriadas ao impulso proprioceptivo aferente. Após lesões ortopédicas algumas características sensório-motoras são alteradas e devem ser enfocadas em programas de reabilitação, para que haja sucesso no retorno às atividades desempenhadas antecipadamente a lesão. Devem ser realizados exercícios proprioceptivos desde o princípio do período pós operatório, pois os efeitos do treinamento de propriocepção vêm demonstrando em vários estudos o auxílio na prevenção de lesões comprovando expressivas melhoras em relação a atletas que praticam somente exercícios de reforço muscular. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia do controle neuromuscular no processo de reabilitação.
Palavras-chave: controle neuromuscular, propriocepção, estabilidade articular.
1. Introdução
O controle neuromuscular é o resultado da combinação de diferentes compontes associados principalmente à propriocepção e força muscular. Propriocepção é o processamento das informações pelo sistema nervoso central (SNC), advindas de estruturas localizadas nos músculos, tendões, articulações e pele. Os fenômenos físicos ocorridos nessas estruturas são enviados ao SNC, que organiza as informações e envia uma resposta.
A propriocepção é o principal sistema de organização do corpo no espaço, permitindo que o indivíduo saiba em que posição ele se encontra num determinado ambiente sem nem mesmo estar de olhos abertos. As estruturas proprioceptivas são: fuso muscular, órgão tendinoso de golgi (OTG), corpúsculos de Rufini, Pacini, Meissner e Golgi Mazzoni, dentre outras. O controle proprioceptivo e da força permite