Circulacao pulmonar
As circulações pulmonar e sistêmica (Pequena e Grande Circulação)
O Sangue é bombeado do ventrículo esquerdo para a aorta. A aorta divide-se e subdivide-se formando várias artérias, que transportam sangue oxigenado para cada parte do organismo, exceto para os pulmões. O padrão das ramificações das artérias que transportam sangue de mesma composição para cada órgão é denominado paralelo.
Após o sangue passar através dos capilares nos órgãos individuais, ele penetra nas veias. Veias de pequeno calibre juntam-se para progressivamente formar veias de calibres maiores, até que o fluxo sanguíneo total seja liberado para o átrio direito através da veia cava. Os vasos sanguíneos entre a aorta e a veia cava (incluindo os vasos sanguíneos de todos os órgãos exceto o pulmão) são denominados coletivamente circulação sistêmica ou grande circulação. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito, que bombeia para a artéria pulmonar.
A artéria pulmonar ramifica-se em artérias de calibre cada vez menores, que transportam sangue para cada capilar pulmonar. O sangue dos capilares pulmonares é coletado nas veias pulmonares e levado para o átrio esquerdo. O sangue retorna então para o ventrículo esquerdo. Os vasos sanguíneos dos pulmões constituem então a circulação pulmonar ou pequena circulação. O conjunto circulação pulmonar e coração recebe a denominação circulação central.
A circulação pulmonar e a circulação sistêmica estão dispostas em série, isto é, o sangue tem que passar através dos vasos pulmonares a cada passagem pela circulação sistêmica.
Em uma passagem pela circulação sistêmica, o sangue geralmente encontra somente um leito capilar antes de ser coletado em veias e retornar ao coração. Há três exceções para essa regra. A primeira é a circulação esplâncnica (suprimento sanguíneo dos órgãos do sistema digestivo). O sangue que deixa os capilares gástricos, esplênicos ou mesentéricos entra na veia porta. A veia porta transporta o sangue