Trabalho complementar civil
Já o contrato real, para a sua formação necessita da entrega de um bem. Mas ainda não detém necessariamente o contrato solene. Ex: alienação fiduciária.
2) Contratos comutativos são os de prestações certas e determinadas, no qual, em sua formação há estipulação de objeto, cumprimento e imediatidade, têm-se certeza quanto à existência e extensão de contraprestação. Ex: Locação, empreitada.
Contratos aleatórios, a prestação de uma de ambas as partes, bem como sua existência é incerta, por que dependem de fato futuro e imprevisível. Ex: Aposta de Jogos, Contratos de seguro. Ambos os contratos são onerosos.
3) O contrato de compra e venda é o contrato bilateral, oneroso e consensual mediante o qual , o vendedor assume a obrigação de transferir o bem ou coisa ao comprador, que por sua vez, deve cumprir o dever de quitar o valor que fora determinado ou determinável em dinheiro.
Os contratos de compra e venda se classificam como contratos comutativos ou aleatórios. É permitido que as partes convencionem a transmissão da coisa a um evento futuro incerto ou prestações certas e determinadas.
4) Transferir o domínio, refere-se à entrega de coisa corpórea e incorpórea, mediante tradição ou, no caso da compra e venda, o registro (matrícula) do imóvel (art. 1.227 e 1.245, CC). Sempre, mediante o pagamento de certo valor em dinheiro ou valor fidunciário correspondente.
" O registro representa ato de suma importância na vida moderna, seja no direito privado ou em outros campos da ação humana. " (Nicola