circuitos
Em um circuito em série, a eletricidade só tem um caminho por onde passar. Na figura abaixo, duas lâmpadas são alimentadas por uma pilha em um projeto de circuito em série. A eletricidade flui da pilha para cada lâmpada, uma por vez, na ordem em que elas estão conectadas ao circuito. Neste caso, como a eletricidade só pode fluir através de um caminho, se uma das lâmpadas queimar, a outra não acende, porque o fluxo de corrente elétrica foi interrompido na lâmpada queimada. Da mesma forma, se uma lâmpada for retirada, o fluxo para ambas as lâmpadas é interrompido. Esse é o tipo de associação onde os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica. Veja, no esquema abaixo, como fica a associação de alguns resistores em série: O valor da resistência equivalente é dado pela soma das resistências dos resistores que constituem a série.
Em um circuito em paralelo, a eletricidade tem mais de um caminho para percorrer. Na figura abaixo, duas lâmpadas são alimentadas por uma pilha em um projeto de circuito em paralelo. Neste caso, como a eletricidade pode fluir através de mais de um caminho, se uma das lâmpadas queimar, a outra ainda pode acender, porque o fluxo de eletricidade para a lâmpada queimada não interrompe o fluxo de eletricidade para a lâmpada acesa. Da mesma forma, se uma lâmpada for retirada, isso não impede que a outra lâmpada acenda.
Nesse tipo de associação os resistores são ligados um do lado do outro, de forma que todos os resistores ficam submetidos à mesma diferença de potencial, veja como fica o esquema de um circuito com associação de resistores em paralelo. Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da