Circuitos
Departamento de Engenharia
Bachar. em Engenharia Elétrica
Nota:
Experimento - 6
Circuitos Elétricos II ENG-1162
Prof. Luis Fernando Pagotti
Ressonância Série e Paralela
Realizada em: 21/05/2011
Grupo Relator
Denner Monteiro de Carvalho 200920380014
Rodrigo Alves Ferreira 200920380047
Lucas Silva Alves 200920380035
Turma: C01/1, Sábado-09:00 as 10:30h
Exper.
6
Ressonância Série e Paralela
Objetivos
Simular e compreender os fenômeno da Ressonância em cargas Resistivas, Capacitivas e indutivas. Comparar os resultados práticos com os teóricos das tensões e correntes amplificadas.
Introdução
Neste experimento observaremos o fenômeno da ressonância em um circuito de carga Indutivo, Capacitivo e Reativo, montado em série e paralelo com tensões e correntes alternadas. O fenômeno da ressonância, quando a carga R, L e C estiverem em série ocorre amplificação de tensão, e quando estiver em paralelo ocorre amplificação das correntes.
Resumo Teórico
Ressonância é a tendência de um sistema a oscilar em máxima amplitude em certas freqüências, conhecido como 'freqüências ressonantes',. Quando o amortecimento é pequeno, a freqüência de ressonância é aproximadamente igual a freqüência natural do sistema, o que é a freqüência de vibrações livres. O fenômeno da ressonância ocorre com todos os tipos de vibrações ou ondas; mecânicas (acústicas), eletromagnéticas, e funções de onda quântica.
O fenômeno da Ressonância é uma combinação de elementos R, L e C que possuem uma resposta em freqüência característica. Nesta resposta em freqüência característica, há a ocorrência de amplificação de tensão ou de correntes.
Quando ocorre o fenômeno da ressonância, a uma freqüência apropriada, há uma oscilação nas energias armazenadas nos elementos reativos de sistema em questão.
Existem dois tipos de circuitos ressonantes: série e paralelo.
Na ressonância série ocorre